sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Haka

Aquele que já conhece sabe o quanto é incrível essa "apresentação" inicial do time de Rúgbi da Nova Zelândia conhecido como "All Blacks", a Haka é feita antes dos jogos. Essa dança faz parte da história daquele país, ela é originária do povo Maori que foram os ancestráis nativos da Nova Zelândia, terra tão colonizada como o Brasil (no sentido de miscigenação). 

O mais impressionante é orgulho que eles tem da sua origem, e o sentido social é incrível! Ao explicar o que significa o Haka no Rúgbi o ex-jogador Byron Keller (jogador dos All Blacks entre 97 a 2007) declara: "-Temos tios e tias enterrados lado a lado, todos representam o país, cuja ascendência, históricamente, é Maori, também somos parte desse povo, é nisso que os Neozelandêzes acreditam, e é nisso que os All Blacks acreditam. Somos um só povo, incluindo samoanos, tonganeses, fijianos, neozelandezes, maoris ou europeus, criamos um país com identidade, e o haka significa isso." 

Ao mesmo tempo que tal declaração me deixou impressionado, confesso que fiquei triste pois cá entre nós, vocês imaginam um jogador de futebol (ou ex) do nosso Brasil dando tal declaração? Até "Intectuais" do nosso país tenderiam a ir por outra linha de raciocínio, talvez o personagem Policarpo Quaresma não fosse tão louco assim ao ser patriótico. Ser patríotico não significa necessariamente ser  um Hitler ou compactuar com o que está errado e sim conhecer sua história, sua origem se reconhecer como tal e respeitar isso. João Ubaldo Ribeiro nos alerta sobre essa questão no livro Viva o Povo Brasileiro,o índio é o índio o europeu é o europeu o africano é o africano e o brasileiro é a mistura de tudo isso, nem melhor nem pior é o que somos, e até os que não forem descentes diretos de um desses que João Ubaldo cita (que são poucos) deveriam se sentir parte disso, por serem brasileiros e essa é a nossa cultura, nem todo Neozelândes é descente de tonganeses por exemplo, mas eles se consideram parte desse processo, entender que 'somos um só povo', e isso nos falta. 

Nossa mentalidade é dividida, esquecemos nossa história (e não me refiro apenas da escravidão para cá, mas sim de toda a origem do Brasil), esse pensamento nos divide e por isso enchergamos (ou a grande maioria) apenas "o negro", "o galego", "o gringo", "o paulista", "o nordestino", etc. Precisamos evoluir nesse sentido, e uma "simples" dança no início de um jogo de Rúgbi (esporte este que como bom brasileiro confesso que mal conheço as regras) é na verdade uma grande lição para esse nosso crescimento, basta saber se a Haka dos All Blacks será vista assim, ou apenas como uma maneira de deixar o adversário intimidado, o que não é uma mentira na prática, mas está longe de ser "apenas" isso.

Obs: Só para constar eles são os atuais campeões da Copa do Mundo de Rugby e esse vídeo é o da final Nova Zelândia x França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário