quarta-feira, 29 de agosto de 2012

A restauração de Salvador

Fonte: "O Ferrão" Jornal A Tarde (clique na imagem para amplia-lá)



Para quem é de Salvador e leu meu post anterior (ou que conhece a história da restauração) vai entender bem essa Charge. Para quem não é, imagine um prefeito ruim, agora ele vai "restaurar" sua cidade. Dá nisso...

Do desenho a Restauração


Ecce Homo, como era incialmente, como ficou após desgaste do tempo e depois da restauração.
Quando eu era criança, gostava muito de desenhar (qualquer dia desses arrisco scaneio e publico aqui), algumas pessoas da minha família acreditavam que eu seria um arquiteto, engenheiro, desing, enfim, era certo que minha área seria relacionada a desenhos fosse manuamente ou com computação gráfica. Eu tinha o dom; "era", "tinha", pois a vida me levou para outros caminhos, eis que esta semana revivi esses momentos da infância com uma notícia "A pior restauração do mundo". O fato ocorreu em um santuário espanhol chamado de Nossa Senhora da Misericórdia de Borja (Zaragoza). Cecilia Giménez, 80 anos,  restaurou uma pintura do Cristo chamada de 'Ecce Homo' pintado pelo artista Elías García Martínez no início do século XIX  (o resultado pode ser visto acima), minha intenção não é discutir a idade da senhora, pensar nos motivos deste trabalho, e muito menos desdenhar da mesma, óbvio que o fato dela ser da chamada da 3ª idade e o resultado da restauração contribuiram muito para o grande sucesso mundial da imagem, graças a rede esse fato está rodando o mundo. Mas para mim foi além da informação e da risada, eu lembrei da minha infância porque ao olhar aquele "Cristo" (original) pensei: não sei se conseguiria pintar algo assim, talvez foi melhor mesmo não ter investido no desenho, mas quando vi o resultado da "restauração" indaguei-me: talvez se tivesse trabalho isso seria um ótimo profissional da área... Bem o fato é que a situação é tão inusitada que se tornou "tragicomica". Hoje está dando certo, pois milhares de pessoas estão visitando o Santuário para tirar fotos da nova "obra de arte", se tivesse sido uma restauração perfeita a igreja continuaria vazia e nem eu, nem você, nem milhões de pessoas no mundo saberia desse fato, muito menos haveria filas de turistas no Santuário na cidade de Zaragoza, seria uma igreja como qualquer outra, bom para a D. Cecilia e viva a internet! Se eu tivesse na situação da "artista" pensaria: "o que valeu foi a minha intenção", com certeza ela teve bons propósitos ao restaurar o 'Ecce Homo', por ora está melhor do que se podia imaginar, colocou a "igrejinha de Nossa Senhora da Misericórdia" em evidência no mundo, por quanto tempo vai durar essa repercussão é o "x" da questão, porque a obra original do século XIX, não existe mais.

domingo, 26 de agosto de 2012

Quem fala o que quer...


O vídeo não precisa de muitas opiniões, é auto-explicativo, porém fica a nota de que essa é uma das discussões do pessoal da área de comunicação, os profissionais do Jornalismo (como em outras áreas tambem) devem ter em mente que não é porque sua área é ampla que são conhecedores de tudo (direito, medicina, esporte, política, moda...) por isso o ideal é uma especialização, não me refiro necessariamente a títulos acadêmicos e sim focar em uma área de interesse, e melhorar na teoria e na prática, assim as 'opiniões' serão embasadas, melhor assim do que ficar querendo dar de entendido(a) em todas as áreas. Se não houver (a especialização) que ao menos haja precaução para não acontecer o mesmo que com a repórter no vídeo acima. Que sirva de lição para todos nós, boas risadas.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Anabolizantes e o Poema do Bombado

É sabido que o uso de esteróides é um problema contemporâneo, de anônimos a artistas, milhares de pessoas usam, e claro, omitem (poucos revelam que usam ou usaram a esses fica aqui a minha sincera admiração, se eu usasse faria o mesmo). Não sou médico, logo não irei me expressar a respeito de substâncias e sim sobre "impressões". Várias são as razões que levam um ser humano a tomar a chamada "bomba", influência de amigos (quem não conhece alguem que entrou na academia e ficou com vergonha de ver tanta gente "grande" e ele(a) está a meses lá e não cresce um centímetro de músculo sequer), da imprensa e dos empresários e suas propagandas (sim! pois esses 'pregam' e consequentemente influenciam a respeito de qual é o modelo ideal de corpo bonito) e as vezes a vontade vem da própria pessoa, ou é magra demais ou é "normal" demais, então porque não dar um upgrade nessa história? As mulheres querem ficar como as dançarinas de palco e de funk da televisão e tomam assim "as localizadas" nas pernas e glúteos com o intúito de ficarem popozudas, os homens são os bíceps, tríceps, peitoral etc. Bem, na certa "as bombas" melhoram a aparência para a visão geral (ou maioria) da sociedade, sendo assim as azarações aumentam, os homens conquistam os olhares das mulheres e vice versa. O problema é a consequência que isso pode ter e a sorte (ou falta dela). Quem toma esteróides tem que contar com a sorte de não ter nenhum dos possíveis efeitos coletarais, que são muitos: "músculos" compostos por litros de pús, inchachos, dores no corpo, impotência sexual, insuficiência respiratória, câncer no figado, etc. Já deu para perceber que não sou a favor de tal atitude e nem pretendo arriscar minha vida, porém cada um sabe o que é melhor para si. Na verdade só estou escrevendo esse texto porque uma conversa sobre o assunto me fez pensar e pesquisar um pouco a respeito, foi aí que em um blog de medicina encontrei um leitor indignado com as críticas ao uso do esteróide, para ele isso era normal e fazia muito bem, foi aí que ele resolveu escrever milhares de comentários indignados sobre o tema, que bom, pois a partir de um desses surgiu uma verdadeira joia da literatura moderna que veremos a seguir:


O Poema do Bombado

"Um ciclo foda joga as winstroll pra dentro
Daqui pruns vinte dias você vai ver tudo crescendo
Camisa rasgando, agora as mina olha
um tempinho atrás as vagaba nem dava bola
Vergonha? Que nada papo de crítico
Vergonha pra mim é ser magro raquítico
Os novim tudo crescendo fora do normal
Me diz qual a receita se é todinho ou é nescau
É muita vitamina anota eu vou falar qual é
Médico doutor a vitamina é ADE
Geral no movimento uma pena eu sou mais um
Braço gigante intimida qualquer um
Barra, supino, paralela, bidução
Na praia sem camisa já é moda no verão
Carro socado, braço de fora
As mina xona os mano xora
Você fala que não mais ce sabe que é ibope
Braço gigante, prata, aro 19
Ver meu braço crescer é minha alegria
Minha segunda casa é a minha academia"
(autor 'desconhecido')


É um modo de pensar e eu respeito, mas como diz o ditado
Tem gente que vive mais perdido que minhoca no galinheiro.